Checklist em Segurança do Trabalho

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O checklist na área de segurança no trabalho é uma forma de avaliar se as pessoas, os equipamentos, as ferramentas, os locais e métodos de trabalho estão em acordo com as especificações e em cumprimento dos requisitos de segurança estabelecidos para cada processo de trabalho.

É através dele que os profissionais conseguem identificar riscos, verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas e evitar a possibilidade de ocorrência de algum acidente em decorrência de negligência. Eles podem ser feitos para verificar as condições de determinados equipamentos, máquinas e ferramentas e para avaliar se todos os requisitos para a execução de determinada tarefa estão sendo cumpridos, como por exemplo, se o colaborador está utilizando todos os equipamentos necessários para garantir sua segurança.

O primeiro passo para sua elaboração é identificar quais são os requisitos que devem ser cumpridos no exercício de cada atividade. Isso pode incluir apenas a utilização de EPI ou incluir a verificação de procedimentos, ferramentas e máquinas. A partir disto, o checklist é elaborado para que as verificações possam ser realizadas.

O ideal é que eles sejam documentados, pois, caso haja algum problema ou acidente, é possível verificar se todos os requisitos foram avaliados e cumpridos. Muito importante, a pessoa que for desenvolver o checklist deverá ter o conhecimento e buscar o máximo de informações com relação ao tipo de equipamento, serviço e local de trabalho.

Algumas dicas devem ser seguidas na elaboração do checklist:

* Respeitar as especificações técnicas do fabricante;

* Realizar uma descrição detalhada;

* Realizar constantemente o checklist, visando conferir a eficiência e resistência dos equipamentos, assim como, o cumprimento dos procedimentos de segurança;

* No caso de dúvidas na elaboração do checklist a respeito do funcionamento das instalações e equipamentos realizar entrevistas com profissionais capacitados;

* Realizar periodicamente a atualização do checklist, acrescentando novos itens na lista de verificação e aperfeiçoando os existentes.

Com toda certeza o checklist é muito importante para todas as atividades, sejam elas profissionais como pessoais, nos auxilia positivamente, dando-nos a razão pela qual a tarefa será executada sempre com êxito.