Segurança na Construção Civil: Andaimes

Comumente usado na construção civil, os andaimes são plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso.

São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção.

Abaixo segue algumas especificações de tipos de andaimes mais encontrados nos canteiros de obras.

Andaime Fachadeiro: formados por quadros verticais e horizontais, placa de base, travessa diagonal, tela, guarda-corpo, rodapé e escada. São andaimes muito utilizados em manutenção de fachadas.

andaime fachadeiro

Andaimes suspensos: são andaimes, pesados ou leves, mecânicos ou motorizados, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical.

andaime suspenso

Andaime simplesmente apoiados: são andaimes no qual a estrutura trabalha simplesmente apoiada, podendo ser fixa ou móvel, deslocando-se horizontalmente.

andaime simplesmente apoiado

Especificações de Segurança:

Conforme estabelecido na Norma Regulamentadora 18 – NR 18, para a utilização segura de andaimes devemos observar as seguintes condições:

Os andaimes devem ser projetados e construídos de forma a resistir as cargas de trabalho a qual serão submetidos;

As montagens de andaimes dos tipos fachadeiros, suspensos e em balanço devem ser precedidas de projeto elaborado por profissional legalmente habilitado;

As superfícies de trabalhos devem possuir travamento que não permita o seu deslocamento ou desencaixe;

Os montantes dos andaimes metálicos devem possuir travamento contra o desencaixe acidental;

O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, nivelado e fixado ou travado de modo seguro e resistente;

Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, com exceção do lado da face de trabalho;

É proibido, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos;

A madeira para confecção de andaimes deve ser de boa qualidade, seca, sem apresentar nós e rachaduras que comprometam a sua resistência, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeições.

Além dos itens citados acima, é importante observar os requisitos mínimos de segurança exigidos pela legislação de acordo com o tipo de andaime a ser utilizado e os riscos específicos do local onde for instalado.